Avogadro
Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro, o Conde de Quaregna e Cerreto, nascido em Turim, na Itália, no dia 9 de agosto de 1776, foi advogado, químico e físico italiano, que distinguiu átomo de molécula.
Seu pai, o Conde Fellipo Avogadro foi um importante advogado e foi eleito presidente do senado de Piemonte em 1779.
Em Turim, seguiu a carreira de advogado eclesiástico e tornou-se bacharel em 1792, com 16 anos. Depois de 4 anos concluiu seu doutorado a área jurídica. Foi secretário da prefeitura da cidade de Eridano. Mas seu interesse pelas Ciências era grande e começou a estudar por conta própria Física e Química.
No ano de 1809, começou a ensinar Física no Realle Collegio de Varcelli. Na Universidade de Turim, em 1820, ele ingressa como responsável pela cadeira de Física. Publicou diversos trabalhos durante 30 anos, o período em que esteve lá.
O trabalho mais conhecido de Avogadro é o Número de Avogadro que é uma constante que foi determinada em 1865. O Número de Avogadro é 6,02252.1023 e indica o número de moléculas que existem em um mol de qualquer substância. É um número extremamente grande.
O Volume de Avogadro é o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás, em condições normais de temperatura e pressão (273 K e 1 atm), a CNTP. Este valor foi calculado pelo físico austríaco Joseph Loschmidt (1821 – 1895), e vale 22,412 litros.
Avogadro também estabeleceu a Hipótese de Avogadro, onde ele enuncia que “volume iguais de gases diferentes à mesma temperatura e pressão contém o mesmo número de moléculas.”
Estabeleceu também a fórmula química da água, H2O ao invés de HO, como era conhecido anteriormente.
Era casado com Felicitá Mazzé e teve 6 filhos.
Suas ideias não foram muito aceitas pela comunidade científica da época.
Avogadro faleceu no dia 09 de julho de 1856, em Turim.