De Broglie
Louis-Victor-Pierre-Raymond, 7° Duque de Broglie, foi um físico francês, de família nobre, nascido em Dieppe, em 15 de agosto de 1892.
Inicou estudando História e Letras, mas influenciado por seu irmão Maurice de Broglie, físico experimental da época, começou a interessar-se por problemas de física e matemática.
Estudou os raios X junto com seu irmão e mais tarde concluiu seu doutorado nesta área. Neste trabalho, de Broglie introduz a teoria de ondas de elétrons, que inclui a teoria de dualidade onda-corpúsculo. O elétron possui comportamento de onda e de matéria. Seu estudo está baseado nas ideias de Max Planck e Albert Einstein.
A partir deste trabalho surge uma nova área da física, a mecânica ondulatória. Em 1928, foi nomeado professor de Física Teórica na Universidade de Paris. De Bloglie recebe o Prêmio Nobel de Física por seu trabalho de dualística em 1929.
Em 1933, tornou-se membro da Academia das Ciências de Paris. Em 1924, foi designado secretário vitalício para as ciências matemáticas. Em 1944, entrou para a Academia Francesa e quatro anos depois foi eleito membro estrangeiro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
Já no final da carreira, desenvolve uma explicação causal da mecânica quântica, em oposição à visão probabilística que domina a mecânica quântica. Em 1950, essa teoria foi refinada por David Bohm. Hoje é conhecida com Interpretação de Bohm. Louis de Broglie faleceu no dia 19 de março de 1987, em Paris.