Moseley
Henry Gwyn-Jeffreys Moseley, foi um importante químico e físico, que nasceu no ano de 1887, em Weimouth na Inglaterra. Foi ele quem propôs o número atômico dos átomos dos elementos. Trabalhou juntamente com Ernest Rutherford. Estudou em Oxford e tornou-se Reitor de Física na Universidade de Cambridge. Foi nesta universidade que foi colaborador de Rutherford.
Realizou estudos sobre espectroscopia de raios X. Em 1900, Moseley estudou a emissão de raios X por átomos que haviam sido bombardeados por feixe de elétrons. Concluiu que esta emissão estava ligada a um valor inteiro de cargas positivas no núcleo atômico.
Ele verificou que átomos de elementos diferentes tem diferentes números de carga positiva no núcleo. O valor desta carga é o conhecido número atômico, que caracteriza os elementos químicos.
Por volta de 1903, determinou os comprimentos de onda de radiações alfa de vários elementos e obteve uma relação entre os comprimentos de onda das radições consideradas e os números atômicos dos elementos que as emitem.
Esta descoberta de Moseley foi importante para a classificação periódica dos elementos.
Moseley mostrou a existência de lacunas que deveriam ser preenchidas na Tabela periódica. A tabela atual possui a mesma configuração da época de Moseley. Moseley morreu em um combate da Primeira Guerra Mundial, na Turquia, em 1915.