Reações químicas (continuação)
Velocidade das reações
As reações químicas não ocorrem com a mesma velocidade: umas são mais rápidas, outras são bem lentas. Por exemplo, a reação entre bicarbonato de sódio e vinagre é rápida. Basta os reagentes entrarem em contato para que ela ocorra. Já a reação que ocorre entre ferro, oxigênio e água, formando a ferrugem, é lenta.
Alguns fatores podem alterar a velocidade das reações químicas. Numa reação entre um comprimido efervescente e água, podemos acelerar a velocidade desta reação. Basta dividir o comprimido em pedaços iguais. Então quanto mais triturado, mais dividido, mais rápida é a reação. Este fator é a superfície de contato, que aumenta e faz com que a reação seja mais rápida.
O mesmo acontece quanto à temperatura. Se colocarmos o comprimido efervescente em água fria e outro em água quente, observaremos que com a água quente a reação ocorre mais rápida. Então, o aumento da temperatura faz com que a velocidade da reação química aumente.
Tipos de reações químicas
As reações químicas são classificadas em quatro tipos:
- síntese ou adição
- análise ou decomposição
- simples troca ou deslocamento
- dupla troca
- SÍNTESE OU ADIÇÃO – é a reação onde duas ou mais substâncias reagem para se transformar em uma. Exemplos:
C + O2 → CO2
Cao + H2O → Ca(OH)2
- ANÁLISE OU DECOMPOSIÇÃO – é a reação onde uma substância se divide em duas ou mais substâncias de estrutura mais simples. Exemplos:
2AgBr → 2Ag + Br2
2Cu(NO3)2 → 2CuO + 4NO2 + O2
- SIMPLES TROCA OU DESLOCAMENTO – é a reação onde uma substância simples troca de lugar com um elemento de uma substância composta, se transformando em uma nova substância simples. Exemplos:
Zn + H2SO4 → ZnSO4 + H2
Fe + CuSO4 → FeSO4 + Cu
- DUPLA TROCA – é a reação onde duas substâncias compostas reagem e trocam seus elementos, se transformando em duas substâncias também compostas. Exemplos:
HCl + NaOH → NaCl + H2O
FeS + 2HCl → FeCl2 + H2S