Equilíbrio químico
A maior parte das reações químicas termina quando termina a quantidade de regentes. Alguns processos não se completam. O fato disto ocorrer pode ser explicado pela reversibilidade da reação.
Após formar os produtos, estes voltam a formar os reagentes originais. Se certas modificações não forem realizadas, essas reações não chegarão ao final. Elas tendem a atingir o equilíbrio químico.
O equilíbrio químico é representado por setas inversas: ↔
Reações reversíveis
Seja a reação genérica:
Onde:
V1 e V2 são as velocidades
No momento do equilíbrio, as concentrações [A], [B], [C], [D] são constantes, mas não necessariamente iguais.
Reação reversível é aquela que ocorre simultaneamente nos dois sentidos. Ao mesmo tempo, os reagentes se transformam em produtos e os produtos se transformam em reagentes.
No gráfico abaixo, os regentes são representados por B e os produtos por A.
Fonte: curriculodequimica.blogspot.com/2009_05_01_archive.html
Fonte: cesarmauriciosantos-fisqui.blogspot.com/2008
No início da reação, há uma grande quantidade de reagentes. À medida que o tempo vai passando, essa quantidade vai diminuindo e a velocidade também.
Enquanto isso, no início da reação, não há produtos, a quantidade é zero. No decorrer da reação, os produtos vão sendo formados, a velocidade inicial é zero e vai aumentando até igualar com a velocidade dos reagentes.
Neste momento, as velocidades permanecerão iguais e constantes. As concentrações também serão constantes. Quando as velocidades dos produtos e dos reagentes chegam neste ponto, dizemos que a reação está em equilíbrio.
Classificação do equilíbrio
Pode-se classificar os equilíbrios em função das fases das substâncias envolvidas na reação química.
Equilíbrio homogêneo
É aquele onde todas as substâncias estão na mesma fase (estado físico). Geralmente, ocorrem em sistemas gasosos e aquosos. Exemplos:
Equilíbrio heterogêneo
É aquele onde as substâncias estão em fases diferentes. Geralmente, envolvem substâncias sólidas e líquidas. Exemplos: