Separação de misturas (continuação)

Sólidos e líquidos

Para separar misturas de sólidos e líquidos, podemos utilizar o método da decantação e sedimentação, centrifugação, filtração e evaporação.

Sedimentação

Consiste em deixar a mistura em repouso até o sólido se depositar no fundo do recipiente.

Exemplo: água + areia

Decantação

É a remoção da parte líquida, virando cuidadosamente o recipiente. Pode-se utilizar um funil de decantação para remover um dos componentes da mistura.

Exemplo: água + óleo; água + areia

Centrifugação

É o processo de aceleração da sedimentação. Utiliza-se um aparelho chamado centrífuga ou centrifugador, que pode ser elétrico ou manual.

Exemplo: Para separar a água com barro.

   


Filtração

Processo mecânico que serve para separar mistura sólida dispersa com um líquido ou gás. Utiliza-se uma superfície porosa (filtro) para reter o sólido e deixar passar o líquido. O filtro usado é um papel-filtro.

 

O papel-filtro dobrado é usado quando o produto que mais interessa é o líquido. A filtração é mais lenta.

O papel-filtro pregueado produz uma filtração mais rápida e é utilizada quando a parte que mais interessa é a sólida.

Exemplo: água + areia

Evaporação

Consiste em evaporar o líquido que está misturado com um sólido.

Exemplo: água + sal de cozinha (cloreto de sódio).

Nas salinas, obtém-se o sal de cozinha por este processo. Na realidade, as evaporações resultam em sal grosso, que se for purificado torna-se o sal refinado (sal de cozinha), que é uma mistura de cloreto de sódio e outras substâncias que são adicionadas pela indústria.

  

Como referenciar: "Separação de misturas - sólidos e líquidos" em Só Química. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 21/11/2024 às 13:46. Disponível na Internet em http://www.soquimica.com.br/conteudos/em/introducao/p7.php